segunda-feira, 22 de março de 2010

Propriedade intelectual é tema de evento para empresários em São Paulo

Empresários e gestores de empresas poderão debater a importância da propriedade intelectual para a indústria brasileira em um talk show que será realizado nesta terça-feira, 23 de março, em São Paulo. O evento marca o lançamento, para o setor industrial, do Programa de Propriedade Intelectual para a Inovação na Indústria, uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Participam do talk show, mediado pelo jornalista Luís Nassif, o diretor de Operações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, o presidente do Conselho de Administração da Bematech, Wolney Betiol, e o diretor presidente do Grupo Ultra, Pedro Wongtschowsky. Também estarão no evento o presidente do INPI, Jorge Ávila, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e diretor geral do IEL, Paulo Afonso Ferreira, e o superintendente do IEL, Carlos Cavalcante.

O Programa de Propriedade Intelectual para a Inovação na Indústria tem a finalidade de disseminar informações sobre o tema para diversos públicos, como empresários, professores e alunos do SENAI e jornalistas. De acordo com Ávila, a iniciativa permite que as empresas, ao conhecer o sistema de propriedade intelectual, sejam motivadas a investir mais recursos financeiros e humanos na criatividade e na inovação. “A propriedade intelectual garante a possibilidade das empresas se apropriarem do resultado do investimento e do esforço de pesquisa, desenvolvimento e inovação que realizam”, destaca o presidente do INPI.

Entre as ações desenvolvidas pelo programa está o lançamento de publicações para empresários, professores, estudantes e jornalistas e a capacitação de mais de 400 técnicos do IEL, SENAI, CNI, Serviço Social da Indústria (SESI) e federações de indústria. Além disso, em 20 estados foram implantados, nos Núcleos de Informações Tecnológicas do SENAI, ambientes com computadores com acesso à internet para a realização de pesquisas patentárias.

Neste ano, serão promovidos ainda cursos e palestras sobre propriedade intelectual a empresários em vários estados. O SENAI está desenvolvendo também cursos presenciais e a distância, via internet, para o público em geral.

Nenhum comentário:

CNI | SESI | SENAI | IEL